Por onde começo?
   Primeiros passos para quem decidiu   iniciar a reforma da SAÚDE...
   
Conheço muitas pessoas que tem o desejo de mudar pelo menos um aspecto de   sua alimentação: parar de tomar refrigerante, deixar de comer fritura e/ou   doces, aprender a comer frutas e vegetais, parar de comer carne
 E o que é comum   a essas pessoas é a dúvida de como implantar essas mudanças em suas   vidas.
Implantar melhorias em nosso regime alimentar sempre é benéfico, mas a   mudança precisa ser gradativa: lembre-se que você vai alterar hábitos adotados   há anos, e uma mudança brusca pode prejudicar sua   saúde.
O   ponto principal para quem deseja implantar mudanças em seu regime alimentar é a   informação. Digo isso porque muitas pessoas, por simplesmente deixarem de comer   determinados alimentos, esquecem que precisam substítui-los por outros que   forneçam os nutrientes semelhantes e acabam ficando   doentes.
Procure se informar quanto aos alimentos que melhor substituem (em termos   nutricionais) aqueles que você quer deixar de consumir. A tabela abaixo poderá   ajudá-lo:
 
 
O   segundo ponto importante a ser considerado é que a mudança deve ocorrer de forma   gradual, porém deve acontecer. Se hoje você come todos os tipos de   carne, experimente deixar a carne vermelha; no mês seguinte, deixe a carne   branca; no próximo mês, os ovos. Prepare seu corpo para mudar; caso contrário,   ele sentirá falta dos alimentos e você pode trazer prejuízos para sua saúde:   fraqueza, anemia, queda de cabelo, pele enfraquecida e quebradiça,   etc.
Algo   muito importante para quem decidiu melhorar seus hábitos é abrir seu paladar   para novos sabores e texturas. A consistência e sabores dos alimentos que você   passará a ingerir, como carne de soja, tofu, leguminosas, leites vegetais, etc,   é bem diferente das opções de origem animal. Por isso, não tenha preconceito de   experimentar as opções vegetais. O processo de mudança de regime alimentar nada   mais é do que abandonar velhos hábitos e construir novos. E a construção de   novos hábitos requer disciplina e esforço da nossa parte. No início, você pode   estranhar os novos alimentos, mas em pouco tempo você passa a se acostumar com   eles, e eles se tornam tão apetitosos como os   antigos.
Outro fator importante é aprender a cozinhar. Quando optamos por mudar   nosso regime alimentar para uma alimentação vegetariana e saudável, isso não   significa que os demais membros da família adotarão o mesmo cardápio. Pense na   dificuldade de uma dona de casa onívora, que não conhece nada sobre   vegetarianismo, ver-se obrigada a preparar pratos vegetarianos para um membro da   família. Por isso, cabe ao vegetariano a responsabilidade pelo preparo de sua   alimentação. Isso garante que o vegetariano teste receitas, e veja as que melhor   vão atender as suas necessidades nutricionais, de tempo e paladar.  Além   disso, o vegetariano que cozinha desperta a curiosidade das outras pessoas,   quebrando assim possíveis preconceitos quanto à sua opção   alimentar.
E o   mais importante de tudo: busque o auxílio de Deus. Mudar hábitos cultivados   durante toda uma vida é bem difícil, mas Deus pode lhe dar a força, a paciência   e a determinação para que você alcance este objetivo em sua vida. Apresentar-nos   saudáveis diante de Deus é uma forma de honrá-LO, e certamente Ele terá prazer   em lhe ajudar nessas mudanças.
Pense nisso, e implante as mudanças a partir de   agora.
Por Tatiana Cornieri  Sob   Medida
Ministério da Saúde/IACS
 


