domingo, 7 de outubro de 2012

APROVEITAMENTO INTEGRAL
DOS ALIMENTOS
Aproveitamento integral dos alimentos:
invista nessa idéia!

Use cascas, talos, folhas e sementes para o preparo de novas receitas.
 
 
O aproveitamento integral dos alimentos é uma atitude sustentável, uma vez que, diminui o acúmulo de lixo orgânico, evita desperdícios de alimentos próprios para o consumo, gera economia e ainda há o consumo de alimentos mais nutritivos!
 
Além disso, é possível variar o cardápio, criando preparações diferentes, utilizando as partes não convencionais dos alimentos, como as cascas, folhas, sementes e talos.
 
Ao dispensar as cascas, talos e folhas dos alimentos, perdemos uma quantidade significativa de fibras, vitaminas e sais minerais, que estão concentrados nessas partes, e algumas vezes, até em quantidade maior que no pedaço que é geralmente utilizado, como por exemplo, a polpa de uma fruta.
 
Podemos utilizar os talos, como o de couve, agrião, brócolis, beterraba, entre outros, para o preparo de recheio de tortas, molhos e suflês. Com a parte branca do maracujá, podemos fazer um doce, tipo compota. E com as cascas das frutas, como por exemplo, abacaxi, podemos preparar sucos batendo no liquidificador. Já as cascas de batata, cenoura e mandioquinha, podem ser assadas.
 
Por isso, invista nessa atitude e prepare receitas saborosas e nutritivas através do aproveitamento integral dos alimentos!

 
Ministério da Saúde